7 mitos sobre a Dengue
Em 2022, de acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil registrou mais de 1,4 milhão de casos de dengue (representando um aumento de 162,5% em comparação com 2021) , mais de 1.400 casos de dengue grave e mais de 1.000 mortes.
Até a Semana Epidemiológica 22 (entre 28 de abril e 03 de junho) de 2023, foram notificados 1.379.983 casos suspeitos e 635 óbitos estavam sob investigação.
1- Já peguei dengue mais de quatro vezes
Existem 4 tipos de Dengue. Uma pessoa pode adquirir, em momentos diferentes, os quatro tipos da doença.
2 – Não posso tomar dipirona na suspeita ou com o diagnóstico de dengue.
Pode sim. O medicamento que é contra indicado é o AAS. Na dengue há uma diminuição do número de plaquetas. O AAS é um anti agregante plaquetário que pode aumentar a chance de sangramentos.
3- Apenas a fêmea do mosquito pode transmitir a dengue. Isso é verdade, ela precisa do sangue para maturar os seus ovos. E apesar de ter hábitos diurnos ela pode sim se alimenta a noite.
4- Dengue passa de pessoa para pessoa? Não. Só é transmitida pela picada do mosquito. O vírus se multiplica no intestino do mosquito e é inoculado durante a sua alimentação.
5 – Não existe tratamento especifico para dengue. Isso é verdade. O tratamento é realizado com medidas de suporte, com hidratação e alivio dos sintomas. Não existe um antiviral específico.
6- Quando a febre passa, já passou a fase mais perigosa. Depende. Os casos graves, podem ocorrer quando a febre melhora, entre o terceiro e sexto dia.
7- Para ter o diagnóstico de dengue hemorrágica , precisa ocorrer algum sangramento intenso. Não. Um dos sinais de alerta é a pele fria e pressão arterial baixa- sinais de choque.
Importante : Vacina nova !!!
Qdenga – Vacina quadrivalente atenuada
Indicada para pessoas de 4 a 60 anos de idade que tenham ou não tido algum episódio de dengue.
Administrada por via subcutânea em 2 doses: 0 e 3 meses
Quem não pode tomar ? Gestantes, lactentes e imunossuprimidos’
###########################
Consultas presenciais em Botafogo – Rio de Janeiro ou por telemedicina, marque sua consulta neste link: https://www.beranger.com.br
Siga no Instagram: @drarenataberanger
Comente, faça perguntas sobre infectologia, compartilhe!
DRA. RENATA BERANGER
MÉDICA INFECTOLOGISTA
CRM 52.71730-4
RQE 36746