Meningite Viral
Nesse final do ano acompanhei dois casos de amigas próximas com os filhos de diferentes idades com casos com diagnóstico de meningite viral. O nome por si só já deixa todos aflitos.
As vezes os sinais iniciais não são muito claros e o diagnóstico pode ser confundido com infecções de garganta, as faringoamigdalites ou tonsilites e otites.
Assim, hoje vim explicar para você o que acontece com esses pacientes.
A meningite é uma síndrome caracterizada por febre, cefaleia e irritação meníngea. O tempo de apresentação pode variar de horas a dias, dependendo da causa.
A meningite é a inflamação das meninges que recobre o cérebro. E a encefalite é a inflamação do parênquima cerebral.
A etiologia mais frequente é a viral, apesar de se falar muito das bacterianas. Os enterovirus são os responsáveis por 60 por cento dos casos. Mas existem muitos outros como os herpervirus e arbovirus.
Existes três sinais clássicos, que chamamos de tríade: Febre, cefaleia a rigidez de nuca. Mais de 95 por cento dos pacientes apresentam 2 desses sinais. As meningites virais frequentemente são precedidas de quadros inespecíficos de febre, dor no corpo e desconforto gastrointestinal. de
Podem ocorrer alterações do nível de consciência como sonolência e agitação, crises convulsivas, alterações psiquiátricas e distúrbios do movimento.
Para a investigação de um quadro a anamnese e o exame físico são fundamentais.
Para fechar o diagnóstico, é necessário a coleta do liquor através da punção lombar. Esse exame deve ser realizado o quanto antes, assim que a hipótese diagnóstica é levantada.
Alguns pacientes ou parentes, ficam com muito medo na realização deste exame. Pode ser um pouco dolorido, mas anestesia local, é sempre realizada, E quando realizado por um profissional experiente é bem rápido e apesar de parecer invasivo, tem poucas complicações.
O tratamento das possíveis causas de meningite aguda não deve ser postergado. Logo após a coleta do liquor, um tratamento empírico deve ser iniciado com antibióticos e antivirais que vão sendo suspensos quando os resultados vão sendo recebidos.
Com a exceção do herpesvirus, não há tratamento específico para outras meningites virais.
As complicações são mais comuns nas meningites bacterianas e nas encefalites herpéticas. A maiora das infecções por enterovirus são autolimitadas e evoluem bem sem sequelas.
Não existem vacinas para as meningites virais e nem profilaxia para os contatos próximos.
Esses vírus são transmitidos de pessoas a pessoas através do contato íntimo., mas não precisa ficar preocupado se você ou a sua família tiveram contato com alguém com esse diagnóstico, pois não há nenhuma evidência que ao entrar em contato com esse vírus, vá ocorrer um quadro necessariamente de meningite.
Me conta aqui se você ou alguém próximo já teve um quadro assim.
#################################
Consultas presenciais em Botafogo – Rio de Janeiro ou por telemedicina, marque sua consulta neste link: https://www.beranger.com.br
Siga no Instagram: @drarenataberanger
Comente, faça perguntas sobre infectologia, compartilhe!
DRA. RENATA BERANGER
MÉDICA INFECTOLOGISTA
CRM 52.71730-4
RQE 36746
#################################
#meningite #meningiteviral