Essa semana após a notícia de 3 casos de óbitos em crianças de Minas Gerais o Brasil todo ficou preocupado com a possibilidade de uma nova infecção. Afinal o que vem acontecendo +

Na verdade, não há nada de novo. Já conhecemos a infecção pelo estreptococcus do grupo A (também chamado de pyogenes) há muito tempo. Ele causa diversos tipos de infecções desde a tonsilite, até infecções muito graves invasivas como a endocardite – que é a infecção nas válvulas do coração.

Essas infecções são mais comuns em crianças, já maiores que frequentam a escola. Porém também pode ocorrer em adultos. Costuma ser mais grave em pacientes com algum tipo de imunossupressão.
Como acontece a transmissão + Pelo contato íntimo, de pessoa para pessoa. Através da saliva, mãos sujas, ou algum tipo de secreção de alguém que esteja infectado. Aglomerações também facilitam a transmissão: Escolas, universidades, asilos…

Quando devemos suspeitar de infecção pelo estrepto A + Os sintomas são muito variados podendo ir desde uma síndrome gripal, tonsitites e amigdalites agudas. A escarlatina é uma forma onde podemos observara manchas na pele, dor de garganta intensa, com a língua em framboesa., muito característica para o diagnóstico.

Como em toda infecção devemos ficar atentos a sinais de gravidade que possam indicar casos mais complexos com as formas invasivas como febre alta persistente, impossibilidade de ingestão de líquidos, vômitos, pressão baixa e alterações do nível de consciência.

O diagnóstico é realizado durante a consulta médica e o tratamento é feito com antibióticos. Em casos mais graves é necessário a coletas de culturas.

Para a prevenção basta higienizar as mãos e evitar o contato com pacientes doentes. Assim é necessário que as crianças e adultos que estejam com os sintomas fiquem em casa!

E qual o motivo desses casos estarem aparecendo agora + Um é pela sazonalidade, as infecções costumam ocorrer no brasil entre agosto e dezembro. E outra possibilidade é todo o isolamento ainda proveniente da pandemia.

Sendo assim não há motivos para pânico.

###########################

Consultas presenciais em Botafogo – Rio de Janeiro ou por telemedicina, marque sua consulta neste link: https://www.beranger.com.br

Siga no Instagram: @drarenataberanger

Comente, faça perguntas sobre infectologia, compartilhe!

DRA. RENATA BERANGER
MÉDICA INFECTOLOGISTA
CRM 52.71730-4
RQE 36746