Vacina contra Dengue
Há mais de 40 anos, o Brasil sofre com epidemias de dengue, que provocam milhares de episódios de adoecimento, óbitos, sobrecarga dos serviços de saúde e prejuízos sociais e econômicos.
Não existe ainda um tratamento especifico e o manejo é baseado no reconhecimento de sinais de alarme e gravidade, o que demanda organização dos sistemas de saúde e capacitação dos profissionais responsáveis pelo atendimento.
A prevenção da transmissão é dificultada pelo desenvolvimento de resistência do mosquito transmissor (Aedes aegypti) a inseticidas.
Recentemente foi lançada no mercado uma vacina para Dengue !
A QDENGA® é uma vacina atenuada tetravalente contra os quatro sorotipos da dengue. Baseia-se na tecnologia de DNA recombinante, que fornece a estrutura genética (backbone) para todos os quatro componentes virais da vacina. São necessárias 2 doses com intervalo de 3 meses entre as doses, independentemente de ter tido ou não dengue previamente (soronegativos e soropositivos).
Essa vacina está indicada para indivíduos entre 4 e 60 anos.
Quem não pode tomar a vacina? Como toda vacina de vírus vivo, está contraindicada para gestantes e nutrizes (amamentando), imunodeficiências primárias ou adquirida, incluindo terapias e alguma reação de hipersensibilidade a dose anterior.
Qual o esquema? Duas doses, 0,5 ml, por via subcutânea, com intervalo de 3 meses entre elas.
Quem já teve dengue pode fazer a vacina. A recomendação da vacina nesta população é especialmente indicada por ter melhor resposta imune à vacina e por ser população de maior risco para dengue grave. Idealmente realizar a vacina após 6 meses da infecção.
Não há proteção para outras arboviroses. A vacina é exclusiva para a proteção contra a dengue.
E finalmente essa semana o Ministério da Saúde divulgou a incorporação dessa vacina ao nosso programa Nacional de Imunizações. Porém inicialmente não será para todas as pessoas entre 4 e 60 anos. Qual o motivo? O laboratório não consegue uma produção em tão larga escala. Teremos que priorizar por idade e por região geográfica.
Quem poderá vacinar? Crianças entre 10 e 14 anos, por ser a faixa etária de maior risco de hospitalização após os idosos, que ainda não podem realizar a vacina., que moram em municípios com 100 mil habitantes ou mais com alta taxa de transmissão de Dengue nos últimos anos.
Vou deixar a lista aqui dos municípios onde a vacinação vai começar agora em fevereiro de 2024.
Já corre lá e veja se o seu filho pode fazer! E quem ainda não está na lista veja a possibilidade de realizar em um laboratório privado, pois Dengue é uma doença que pode ser grave. Qualquer dúvida procure um infectologista para te auxiliar. E me conta aqui se você já fez a sua!
#################################
Consultas presenciais em Botafogo – Rio de Janeiro ou por telemedicina, marque sua consulta neste link: https://www.beranger.com.br
Siga no Instagram: @drarenataberanger
Comente, faça perguntas sobre infectologia, compartilhe!
DRA. RENATA BERANGER
MÉDICA INFECTOLOGISTA
CRM 52.71730-4
RQE 36746
#################################
#dengue #vacinadengue